Trailer Comentado | God of War E3 2017

Depois da mega convenção de jogos E3, onde diga-se de passagem quase não teve um gameplay, vamos dar uma olhada mais a fundo no trailer do mais mítico, esquentado e agora barbudo e novamente pai de família, Kratos, no novo God of War.

gow2

Bom, de início queria ressaltar essa moda de ficar bem barbudo, ser um cara amargurado e ainda cuidar de uma criança ta fazendo um sucesso hein? Parabéns ao Joel de The Last of Us, Logan e Kratos te seguem. Brincadeiras a parte, o trailer começa (e termina, logo vocês entenderão) com Kratos remando um pequeno barco ao lado de seu filho, Atreus, em  uma região alagada, com ruínas e estatuas, parecendo um rio. Duas coisas que valem a pena destacar aqui é o simbolo Omega que sustenta o machado do Fantasma de Esparta em suas costas e a conexão desse início com o final do trailer.

gow1

O símbolo do Omega nos traz a nostalgia e referencia a saga antiga do Espartano, porém tem um detalhe levemente destacado. Esse simbolo, a não ser que eu esteja louco, possui um formato semelhante a de uma serpente, com suas “pontas” diferentes como se fosse uma calda e uma cabeça. Isso é bem interessante se considerar que no final do trailer, uma “pequena” amiguinha réptil sem bracinhos aparece.

gow3

Mas já já voltamos a esse ponto. Seguindo o trailer, as cenas se alteram entre Kratos jogando seu machado nesse “rio” e logo depois tentando chama-lo para sua mão (Thor da Marvel deu like na inspiração), com o paizão pálido puxando o mesmo barco em uma estrutura semelhante a uma caverna, que pelo estado da entrada parece que eles foram presos ali por algum desmoronamento. Enquanto na cena do rio algo gigante parece se mexer, nessas caverna, Kratos e Atreus tem um dialogo um pouco curioso.

gow4

Neste dialogo, o jovem nórdico diz que seu papai barbudinho o chamava de amaldiçoado, supondo em seguida que isso se deve ao fato de Atreus ser fraco e não se assemelhar a sua imagem paterna. O antigo God of War retruca dizendo que o garoto não sabe de tudo e o garotinho da uma treplica afirmando que não sabe de tudo, mas ao menos agora conhece a verdade.

gow5

Isso me despertou duas teorias, ou esse menino não é filho de sangue do Kratos e por isso ele fala que agora sabe a verdade e faz essa suposição que o pai o chamava de amaldiçoado por eles não se parecerem e pelo garoto ser fraco, com isso de alguma forma se ligando ao relacionamento entre a mãe dele e o Espartano. Ou ele descobre a “verdade” sobre o passado do pai naquela sala que aparece poucos segundos depois com o Kratos estampado em um vazo grego, entendendo os males que seu pai já fez e como isso poderia chegar até ele devido a história trágica de sua linhagem.

gow6

Mas enfim, vamos voltar para o ritmo do trailer. Nesse meio tempo dessas duas cenas é mostrado um gigante caído em meio ao gelo segurando um martelo cercado de inimigos. E antes que pensem em ser o Thor, é mais provável que esse seja apenas um gigante de gelo mesmo e como em God of War todo ser gigante possuí uma estrutura, então é bem provável que dentro dele aja alguma podendo inclusive conter aquela sala já comentada.

gow7

O mais bacana vem a seguir, com uma voz masculina perguntando se Kratos não estava muito longe de casa. A voz continua dizendo “E eu aqui pensando que sua raça era supostamente tão iluminada, tão melhor que nos”, logo após isso uma mulher alerta ao Espartano que os deuses desse reino não gostam de forasteiros e quando o encontrarem vão tornar tudo mais difícil. Ai que ta a magia, nesse meio tempo vemos dois lobos saindo da escuridão, sim eu sei, parece ser só um lobo grande e preto e isso deve ter incetivado vocês a acharem que é o Fenrir, mas da pra ver dois olhinhos ali e o melhor, ao sair das sombras notamos pela pata que um deles é branco.

gow8

Dito isso, vamos viajar um pouco para teorizar. Além do grande lobo Fenrir destinado a matar Odin no Ragnarök temos outros dois de destaque, Skoll e Hati (filhos do Fenrir). Esses dois são responsáveis pelo o dia e a noite receptivamente segundo a mitologia nórdica. Eles foram achados por ninguém mais ninguém menos que Loki, o deus mais mentiroso e traiçoeiro. Bom, sabemos que God of War não é God of War sem traição e Kratos sendo feito de bobo. Logo, quem melhor que Loki para ser o vilão chave dessa nova saga?!

Isso explicaria essa caçada ao Kratos, o maior matador de deuses da história, ser composta de inimigos semelhantes a gigantes (alguns parecendo de gelo inclusive), já que o Loki é um meio deus, meio gigante. Skoll e Hati seria uma ótima Boss Fight, principalmente com a oportunidade de ser 2 contra 2, explorando e necessitando o máximo da interação de Kratos e Atreus. Claro, isso é apenas uma teoria, visto que pode ser o próprio Odin o vilão, mas a voz não me parece ser digna do Pai de Todos. Ou pode ser de ninguém importante e esses lobos são inimigos comuns e estou tentando achar pelo em ovo.

gow9

Agora vamos parar de história e teorias e vamos focar nas batalhas que o trailer trouxe. Aparentemente ( não vamos esquecer que é E3, onde a magia gera desconfiança) o meu medo do combate ser mais parado e não ter a essência clássica do jogos anteriores foi pro saco. São combos e mais combos de brilhar o olho e de maneira frenética. É essencial destacar a participação de Atreus duas vezes, agindo como suporte agarrando os inimigos e até atirando flechas deixando-os paralisados em pleno ar ajudando na sequencia de golpes.

gow10

No que toca de elementos clássicos é mostrado que teremos mais de uma arma, como o escudo sensacional mostrado. A novidade é que essas armas poderão ser usadas em conjunto, como é mostrado o Kratos usando o escudo para defender e o machado para atacar. Os ataques a distancia estão presentes e isso me alivia, achei que por ser um machado o combate seria mais puxado para o x1. Graças a síndrome de Thor, Kratos poderá lançar seu machado e chama-lo de volta para combinações de golpes absurdos.

gow11

As magias parecem estar presentes e seguem bastante o estilo dos God of War 3 e Ascension, onde a arma do Kratos é que gera seus ataques mágicos. São mostradas aparentemente 3 delas sendo focadas em ataque em área e repulsão. Esses golpes podem também ser os ataques fortes, em que Kratos carrega seu poder da arma e libera, recurso extremamente explorado no segundo jogo da franquia. Outra novidade é a destruição aparente do cenário (não vamos esquecer que é E3) e movimentação de pequenos detalhes do cenário, como a grama, em relação ao combate.

gow 12

Agora voltando as teorias loucas. São mostrados dois anões no trailer, um dele chegando a falar e tendo seu nome creditado como Sindri pela legenda automática do trailer oficial do canal Playstation. Sindri para quem não sabe Sindri é um outo nome dado para o anão Eitri, que ao lado de seu irmão Brokkr criaram diversas coisas para os deuses, incluindo o martelo Mjölnir do Thor. É notável que ele se espanta mais ao ver o machado do Kratos, do que quando esse é arremessado em sua direção.

gow13

O outro anão de pele azulada parece carregar uma ferramenta nas mãos, acompanhado da fala de Atreus “Mas nem todo mundo é mau. Mamãe disse que podemos ser abertos a quem nos ajudar.”. Vale lembrar que esses dois anões (se forem mesmo Sindri e Brokkr) possuem uma certa raiva com o deus Loki, tendo até ganho uma aposta por sua cabeça. Isso melhora mais ainda a teoria que esse deus será o principal vilão e esses dois irão ajudar Kratos e Atreus a melhorar seus equipamentos com os itens que receberem.

Untitled collage

Na cena com o Sindri, é visto uma cabeça presa ao cinto de Kratos. Isso lembra muito a trilogia clássica do God of War, em que Kratos sempre usava a cabeça de algum inimigo como arma. Mas essa cabeça pode ter outro fim. Ainda nas teorias, essa cabeça pode ser de Mímir, o deus nórdico mais sábio que mesmo tendo sua cabeça descepada continuou sendo mantido vivo por Odin para que poder compartilhar seu conhecimento com o Pai de Todos. Não há nada que afirme claramente isso, apenas o fato de Mímir ser retratado como tendo olhos dourados e sendo barbudos (esses chifres não constam no pacote).

2

Agora se você teve a paciência de ler até aqui, notou que ainda não falei da mulher do trailer. Pois é, tem um grande rumor dela ser a mãe do Atreus e ela morrer é que vai fazer Kratos de mexer e tudo mais, mas eu tenho outro ponto de vista. Ela deu o aviso para Kratos no início do trailer que os deuses iriam encontra-lo e tornar tudo mais difícil correto? Acho que se fosse a mãe do garoto ela já saberia a identidade do Espartano e falaria isso antes mesmo dele ter o ganho aquele machado, que já aparece em suas costas em uma cena dos 3.

1

Outro fator que contribui é que Kratos aparece socando um inimigo aparentemente humano e logo em seguida correndo para um corpo caído ao fundo. Provavelmente Atreus se feriu em combate, Kratos o resgata e leva para essa mulher que da esse aviso. Isso explica também o garoto dormindo na cena dos 3, mas é aquela história, são só teorias.

gow 134

Agora finalmente vamos para o final em que a Cobra do Mundo,Jörmungandr, aparece. Lembrando que, esse final está interlaçado com o início do trailer. Jörmungandr para quem não sabe é uma serpete filha de Loki (olha ele de novo) que durante o Ragnarök matará o Thor. Falando no deus do trovão é possível observar uma escultura sua próximo aonde a serpente emerge. Essa serpente se propõe a ajudar Kratos, mas sendo filha de quem é, provavelmente vai enganar o pobre grego e fazer todos os deuses lutarem contra ele.

3

Infelizmente tudo é o trailer, os golpes insanos, gráficos lindo, magias (ou golpes fortes), escaladas e até os Quick Time Event de execuções que tanto marcaram a franquia estão ali. A história parece ser interessante e dar a Kratos um novo começo, podendo ser um pai que ele não pode com sua antiga família e ter seu lado humano mais explorado é uma ótima ideia. Ainda assim está na E3, onde as expectativas se elevam e o produto tem a qualidade reduzida no final. Ficaremos no aguardo para a chegada desse game no início de 2018.

O que achou?

Comentários

About Marcílio Santos

Marcílio Santos
Estou apenas fazendo meu trabalho.
Host Geek. 2014.