TAG | Mitologia Gaiman [Os Quadrinhos]

Que Neil Gaiman é um dos maiores escritores do cenário atual ninguém duvida. Dotado de uma escrita única, que consegue encantar tanto adultos quanto crianças, Gaiman construiu um amplo currículo, costurando entre as mais diversas mídias e tento sucesso em todas. Seja nos quadrinhos, livros ou programas de TV, nas telas de cinema ou, ate mesmo, em mundos mitológicos Gaiman consegue dar um sentido único a tudo que toca.

Pensando nos múltiplos mundos e na rica mitologia trazida por suas obras a editora Intrínseca convidou seus parceiros a explorar o universo Gaiman que é tão único quanto seu autor. Durante toda essa semana visitaremos a multifaces propostas por Gaiman, procuraremos os confins do seu mundo e tentaremos compreender a complexidade de sua rica mitologia. Acomodem-se, pois estamos entrando na Mitologia Gaiman.

Neil Gaiman começou a carreira como jornalista , mas logo o seu talento para construir tramas e universos únicos foi levado para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, obra pela qual ficou conhecido mundialmente.

03-neil-gaiman.w750.h560.2x[1]

Além de HQs, escreveu livros únicos como Lugar Nenhum. Cheios de elementos místicos e magia, Gaiman cria mundos singulares com uma narrativa ímpar que cativa leitores de todas as idades.

Neil conta com uma longa lista de HQs, tanto na Marvel, como na DC, ou ate mesmo fora dos dois. Mas tenha certeza, todos são muitos bons. Temos Violent Cases onde sua parceria com Dave Mckean começa, outros frutos dessa parceria seriam Mr. Punch, Sinal e Ruído, Coraline e muitos outros, dentre eles, Sandman e Morte.

WhatsApp Image 2017-04-24 at 20.46.48

Em um projeto com o próprio Alice Cooper, saiu uma HQ chamada de “A Última Tentação”, onde um garoto se encontra com Showman, um homem misterioso que apresenta Steven a um mundo degradado e aterrorizante.

Outra boa pedida é Mistérios Divinos, adaptação de uma pequena história sobre um assassinato entre os anjos, abordando vingança, amor e outras coisas.

O protetor de Gotham também teve sua cota de Gaiman, em Batman: O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? o nosso morcego acaba morrendo, e em seu enterro vários heróis e vilões aparecem, contando histórias numa última cerimônia, enquanto alguém observa, e o mistério da morte do cavaleiro da noite precisa ser desvendado.

WhatsApp Image 2017-04-24 at 20.46.54

Mas não é por serem quadrinhos que todos podem ler, alguns podem achar certo conteúdo pesado ou até ficar desconfortável, isso acontece em Sandman, justificando seu lugar na Vertigo.

Sandman é a obra prima de Gaiman, contando a história de um dos sete perpétuos, o Sonho, que logo no começo é encarcerado por um homem que na verdade queria sua irmã, Morte, e fica preso por uns 74 anos, o que reverbera pelo mundo como distúrbios e doenças do sono.

Elementos presentes muitas vezes é o questionamento de dogmas, sexo, estupro, machismo, transfobia e outras coisas que se mostram bem atuais. O jeito como ele nos faz pensar em algo que sempre foi dito como certo de outro jeito é fantástico, como em quando Lúcifer começa a dizer a Sonho os motivos por abandonar o inferno, nos fazendo refletir um pouco, bem, para não dizer muito.

WhatsApp Image 2017-04-24 at 20.46.54 (1)

Após 25 anos, Gaiman retorna para seu personagem que governa o Sonhar, mostrando o que aconteceu para que ele, até o momento que é preso, no começo da saga, Sandman Prelúdio conta com personagens já conhecidos como Cain, Coríntio, os perpétuos e muitos outros.
Pode se dizer que Neil Gaiman revolucionou o mundo das HQs com seu jeito de deixar a magia tomar conta, só nos resta esperar ansiosamente pela próxima jornada que ele nos proporcionará, seja ela como for, aposto que não será nada entediante.

O que achou?

Comentários

About Lilith Maranhão

Lilith Maranhão
Taurina, Escritora, Viciada em séries, Eclética, Compradora de livros compulsiva
Host Geek. 2014.