Tag | Mitologia Gaiman [Os Melhores]

Que Neil Gaiman é um dos maiores escritores do cenário atual ninguém duvida. Dotado de uma escrita única, que consegue encantar tanto adultos quanto crianças, Gaiman construiu um amplo currículo, costurando entre as mais diversas mídias e tento sucesso em todas. Seja nos quadrinhos, livros ou programas de TV, nas telas de cinema ou, ate mesmo, em mundos mitológicos Gaiman consegue dar um sentido único a tudo que toca.

Pensando nos múltiplos mundos e na rica mitologia trazida por suas obras a editora Intrínseca convidou seus parceiros a explorar o universo Gaiman que é tão único quanto seu autor. Durante toda essa semana visitaremos a multifaces propostas por Gaiman, procuraremos os confins do seu mundo e tentaremos compreender a complexidade de sua rica mitologia. Acomodem-se, pois estamos entrando na Mitologia Gaiman.

E para brindar essa greve, que tal um combo quíntuplo? Isso mesmo, iremos falar das 5 melhores obras de Gaiman.

 

1 – Sandman

sandman[1]

Claro que o primeiro a ser lembrado tem que ser a saga de quadrinhos adultos britanicos que narram as desventuras de Sandman, o governante do Sonhar e um dos sete Perpetuos (manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos). A saga chegou a ser chamada de “história em quadrinhos para intelectuais” por Norman Mailer, um dos maiores nomes do jornalismo literário, e foi a primeira HQ a entrar na lista dos best-sellers literários do The New York Times.

 

2- Deuses Americanos

deuses_americanos_03[1]

Claro que a inspiração da tag não poderia deixar de estar aqui. Esse livro mostra os poderes máximos de Gaiman, que consegue pegar diversos deuses das mitologias/religiões o mundo (inclusive Jesus) e colocar num país convivendo pacificamente entre os humanos e exibindo suas características mais fortes de uma forma que precisamos refletir um tempo para descobrir a verdadeira identidade. E se não bastasse ser ótimo usando deuses existentes, ele ainda “cria” novos: como não amar o Tecnical Boy, o deus da tecnologia, ou se divertir com as chantagens de Media, a deusa da televisão?

 

3- EntreMundos

EntreMundos2[1]

Mais uma obra prima de Neil Gaiman, dessa vez junto com Michael Reaves. EntreMundos era uma proposta de série de TV que não vingou e acabou virando um livro e fala sobre Joey Hacker, um garoto que se perde em sua própria casa e tem poderes de viajar entre os universos paralelos. Após descobrir uma facção mágica e criminosa, resta ao garoto se unir aos Joeys de diferentes Terras de universos paralelos para impedir a dominação de todas as Terras de diferentes universos.

 

4- Coraline

2014-741920818-neil-gaiman-durante-a-producao-do-longa-coraline-adaptacao-d

Um acidente com um nome fez uma história de sucesso nascer, com uma trama tão cheia de surrealismo e se desenvolvendo ao redor de uma realidade alternativa, o livro logo foi comparado a Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, e a Alice de Gaiman consegue ser tão carismática como qualquer outra, principalmente por que o mundo alternativo que a garota encontrar é totalmente inimaginável. Uma obra tão espetacular que garantiu a Gaimna o Hugo e o Nebula Award de melhor novela de 2003 e o Bram Stoker Award de melhor trabalho de novos escritores de 2002.

 

5- O Oceano no Fim do Caminho

1005698_10151557768073682_144013813_n[1]

Por ultimo, mas não menos importante, temos o romance que fala sobre a procura da identidade própria e a “separação entre a infância e a vida adulta”, O Oceano no Fim do Caminho segue a história de um homem (que não tem o nome revelado) retornando a sua terra natal para um funeral, até que começa a recordar varios eventos estranhos que viveu quarenta anos antes.Uma obra prima que chegou a ser considerado o Livro do Ano no Reino Unido através de uma votação promovida pelos National Book Awards.

O que achou?

Comentários

About Icaro Augusto

Icaro Augusto
Cursando Tecnólogia em Design Gráfico no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), livrólatra e cinéfilo, atualmente é sócio-diretor do Host Geek e envolvido com diversos grupos literários pernambucanos. Vive em Recife/PE, tem como meta a área de Game Designer e está sempre ligado no mundo Geek e Otaku.
Host Geek. 2014.