TAG | Mitologia Gaiman [As Ligações]

Que Neil Gaiman é um dos maiores escritores do cenário atual ninguém duvida. Dotado de uma escrita única, que consegue encantar tanto adultos quanto crianças, Gaiman construiu um amplo currículo, costurando entre as mais diversas mídias e tento sucesso em todas. Seja nos quadrinhos, livros ou programas de TV, nas telas de cinema ou, ate mesmo, em mundos mitológicos Gaiman consegue dar um sentido único a tudo que toca.

Pensando nos múltiplos mundos e na rica mitologia trazida por suas obras a editora Intrínseca convidou seus parceiros a explorar o universo Gaiman que é tão único quanto seu autor. Durante toda essa semana visitaremos a multifaces propostas por Gaiman, procuraremos os confins do seu mundo e tentaremos compreender a complexidade de sua rica mitologia. Acomodem-se, pois estamos entrando na Mitologia Gaiman.

WhatsApp Image 2017-04-24 at 21.00.28

Gaiman é considerado um dos dez maiores escritores pós-modernos vivos. Tem mais de vinte livros publicados e já foi agraciado com inúmeros prêmios. Iniciou a carreira literária com a aclamada série de quadrinhos Sandman e, depois, seguiu para a ficção, publicando obras memoráveis como Deuses Americanos.

E algo fascinante é as ligações que existem entre suas obras, sejam elementos ou personagens, sempre parecem existir coisas que ligam suas obras.

Sendo algo divertido, ou até mesmo enlouquecedor, as vezes você mal se dá conta, afinal, quem espera que tudo esteja interligado?
Mas aqueles acostumados com teorias da conspiração, ou os que se prendem nos mínimos detalhes e/ou personagens, logo percebem lembrando de alguma outra obra.

WhatsApp Image 2017-04-24 at 21.00.29

Em Stardust, O Mistério da Estrela, podemos ver uma referência ligada a Deuses Americanos, onde vemos vários personagens lendo livros da personagem Jenny Kerton, que é protagonista de um livro que ele nunca chegou a terminar, sendo escrito somente o prólogo. Isso cativa o leitor, deixando-o curioso para entender todas as referências, como diria nosso querido Capitão América.

Vemos seu personagem principal, Sandman, em várias histórias, sendo citado em umas, aparecendo fisicamente em outras. Aparecendo rapidamente como um dos rabiscos de Elena em A máscara da Ilusão, algo que dá uma nova interpretação da história, do que seria aquele lugar e o que está acontecendo.

WhatsApp Image 2017-04-24 at 21.00.30

Existem também aqueles elementos que te deixam pensando, com aquela sensação de que tem algo mais atrás disso, acontece algo assim se você já leu O Oceano no Fim do Caminho sabe que existem três mulheres que ficam em contato com o protagonista, essas são as Hempstock, uma garota, uma mulher e uma idosa. Agora quando lemos Sandman existe uma parte que tem no final de alguns quadrinhos, falando das três mulheres que auxiliam o Sonho e outras pessoas ao longo dos arcos de história, e que elas seriam as mesmas em várias mitologias, o que deixa uma dúvida entre os leitores, se aquelas seriam as mesmas moças.

E vários outros aparecem/podem aparecer, Constantine, Morte, Lúcifer e a lista só faz crescer.

Todas as obras de Gaiman poderiam coexistir sem nenhum problema no mesmo universo, o que deixa tudo infinitamente mais empolgante, então agora que sabe, é melhor abrir os olhos, prestar atenção e deixar a mente bem aberta, tudo está conectado, só falta você perceber…

O que achou?

Comentários

About Lilith Maranhão

Lilith Maranhão
Do signo de Touro, viciada em vampiros, escritora(e devoradora) de fanfic, vitima usual de Queerbaiting, atualmente com séries desatualizadas, trágico...
Host Geek. 2014.