Tag | Mitologia Gaiman [As Adaptações]

Que Neil Gaiman é um dos maiores escritores do cenário atual ninguém duvida. Dotado de uma escrita única, que consegue encantar tanto adultos quanto crianças, Gaiman construiu um amplo currículo, costurando entre as mais diversas mídias e tento sucesso em todas. Seja nos quadrinhos, livros ou programas de TV, nas telas de cinema ou, ate mesmo, em mundos mitológicos Gaiman consegue dar um sentido único a tudo que toca.

Pensando nos múltiplos mundos e na rica mitologia trazida por suas obras a editora Intrínseca convidou seus parceiros a explorar o universo Gailman que é tão único quanto seu autor. Durante toda essa semana visitaremos a multifaces propostas por Gaiman, procuraremos os confins do seu mundo e tentaremos compreender a complexidade de sua rica mitologia. Acomodem-se, pois estamos entrando na Mitologia Gaiman.

Neil Gaiman tem um vasto acervo, seja nos quadrinhos, nas obras literárias ou, ate mesmo, em roteiros de televisão.

2014-741920818-neil-gaiman-durante-a-producao-do-longa-coraline-adaptacao-d

Não é de se estranhar que vários dos seus títulos (tão aclamados pela critica e pelo publico) sejam adaptados para outros veículos de comunicação. Cinema, séries de TV são algumas das mídias que bebem da perturbada e extremamente brilhante mente de Gaiman. Hoje falaremos de algumas de suas historias que foram adaptadas e outras que estão para ser.

p01j3806

Neverwhere tem uma historia interessante. Não só pelo conteúdo da obra mas por sua produção em si. O livro foi originalmente foi idealizado como roteiro de uma minissérie para a BBC, Gaiman viu seu trabalho ganhar formar… e ser cortado na sua frente. Isso criou um incomodo tão grande no autor que ele entrou em atrito com os produtores da serie. Toda vez que cortavam uma cena, Gaiman gritava aos quatro ventos que não se importava: ele ia criar um livro e iria contar toda a historia nele. Isso persistiu ate ameaçarem socar o rosto de Neil e ele parou com as ameaças… ao menos verbalmente. E não é que ele cumpriu? Lugar Nenhum foi lançado e virou um estrondoso sucesso literário.

doctorswife2

Gaiman sempre foi fissurado em Doctor Who e conseguiu cumprir um sonho aos escrever dois roteiros para episódios singulares da serie. The Doctor Wife foi transmitido em 2011 durante a sexta temporada da serie (rendendo um premio Hugo a Gaiman na categoria Melhor Apresentação Dramática) e Nightmare in Silver foi transmitido em 2013, durante a sétima temporada. Isso que é cumprir um sonho, não acha?

13a7aebf0e8b9d753a282cbbbfd3b812
Como não lembrar de Coraline? O perturbador e magnífico livro de Gaiman consegue colocar muito livro de terror no chinelo e sua adaptação cinematográfica não ficaria atrás. O longa é feito em Stop-Motion e retrata bem o fantasia dos dois mundos da pobre menina. Convenhamos, quem não tem um leve arrepio na espinha quando a Outra Mãe tenta seduzir a menina a costurar seus olhos e permanecer pra sempre com ela. Gente, que mente macabra poderia construir algo tão magnífico e assustador?

Stardust-Featured

Stardust, O Mistério da Estrela foi outra grande obra transposta para as telonas. O livro ganhou duas versões: uma ilustrada e uma normal e teve seu conteúdo levado ao cinema em 2007, num longa encantador com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer no elenco.

35677_f4

Neil também roteirizou outros dois filmes magníficos: Mascara da Ilusão (2005) e Beowulf (2007) mostrando mais uma vez seu tremendo talento com as palavras.

deuses-americanos-2-e1466185614707

Mas é chegada a hora, neste ano teremos mais uma adaptação de uma das obras de Gaiman. Deuses Americanos teve seus direitos comprados para uma serie televisiva que, pasmem, já tem três temporadas previstas e nomes de peso em seu Cast. O que levanta ainda mais a empolgação para a adaptação de uma das maiores obras do autor.

Mas bem, esta na hora de darmos uma pausa, respirar um pouco e nos preparar para os próximos tópicos dessa semana magnífica sobre um autor esplêndido. Deixem nos comentários quais suas adaptações favoritas e quais outros livros ou quadrinhos vocês esperam ver em uma nova releitura. Ate amanha Hosters, nos vemos no próximo ponto da Tag. E cuidado com portas secretas, talvez você não tenha um gato para te ajudar a escapar…

O que achou?

Comentários

About Phael Pablo

Phael Pablo
Quem sou eu? Uma ótima pergunta que poucos sabem responder. Aquariano, Publicitário, você sempre pode me encontra com um bom livro na mão (quando não estiver ocupado debatendo sobre algo). Talvez um pouco complicado mas ótimo no que faço
Host Geek. 2014.