Review | 13 Reasons Why [Season 1]

“Espero que estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos.” Hannah Baker é uma jovem moça no ensino médio, ou melhor, era. Hanna se matou, mas antes disto ela gravou sua história, as …

Review Overview

Nota Geral

5,0

User Rating: Be the first one !
100

“Espero que estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos.”

Hannah Baker é uma jovem moça no ensino médio, ou melhor, era. Hanna se matou, mas antes disto ela gravou sua história, as treze razões, as treze pessoas, que a levaram a cometer suicídio. “E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos. ” E está na hora de receber sua parcela de culpa.

13-Reasons-Why-758x426[1]

Foram sete fitas, cada uma com um número especifico, 13 lados no total, cada lado contendo uma história. Elas foram repassadas em um caixa de sapato contendo ainda um mapa que pode ajudá-lo a entender melhor. Escute todas até o final, ao acaba-las deve passar adiante, seguindo a ordem das fitas, até que os treze culpados tenham escutado o que Hannah tinha para os falar. Se estas regras fossem descumpridas, as copias deixadas com uma pessoa de confiança deveriam ser publicadas para todos escutarem, e eles não iriam querer que mais pessoas soubessem o que tem ali.

Clay Jensen é um desses motivos, e chegou a vez dele de escutar a história. Imaginem a surpresa dele ao encontrar este pacote em frente à sua casa, imaginem ainda sua reação ao escutar a voz da garota que ele era apaixonado através delas. Por que ela se matou? Ele foi um dos motivos? O que ele fez para merecer estar ali? Ele terá que escutar a todos aqueles áudios e entende-la, por mais difícil que seja.

veja-entrevista-com-o-elenco-de-13-reasons-why-se-2-30425-1489681832-0_dblbig[1]

A história intercala as narrativas de Hanna e de Clay. Ele segue pelos pontos marcados na história dela, escutando ela narrar tudo que aconteceu desde que ela se mudou para cidade, e através disso, vai se lembrando de fragmentos da sua própria memória. Além disso, temos cenas no presente, após a morte de Hanna. Como todos estão lidando com isto? Sua família, sua escola, seus amigos e os culpados.

Vamos deixar algo logo claro, a história de Clay não está nas primeiras fitas, não irei dizer exatamente qual número ele é, mas muitos já escutaram o conteúdo daquela caixa antes dele, e eles querem garantir que ele seja o último a escuta-las. E, além disso, Hanna está definitivamente morta, nada naquela história pode ser mudado, ela não irá voltar.

13-reasons-why-trailer-netflix[1]

Está é uma grande questão retumbante na história, o conhecido “e se…”, foram tantas as oportunidades que aqueles naquela lista e vários outros tiveram para salvar ela, tantos pedidos de socorro mandados, mas ninguém se importou o suficiente. Não resta mais nada a se fazer, além de escutar e refletir. Imaginem agora o desespero de Clay, saber que este teve tantas oportunidades e agora é tarde demais. Por que ele não fez algo antes?

Não é possível sequer imaginar por tudo aquilo que Hanna passou, o quanto o mundo a machucou. Fofocas, julgamentos, desprezos, maltrato, isolamento, bulliyng, agressão, abandono, depressão.

13-reasons-why[1]

A vida é difícil, muito difícil, Hannah não aguentou, mas não a julgue até ter escutado tudo. Após isto, não acredito que uma pessoa poderá dizer que é “frescura, que ela era doida e só queria atenção”, depressão é algo realmente sério. Uma série de motivos a levaram até aquele ponto, que morrer parecia ser a única opção. Como dito, todos ali poderiam ter mudado isto, e se tivessem feito, será que a vida seria mais tolerável ou melhoraria? Será que tudo ocorreria do mesmo jeito? O quão somos culpados por não notar o quanto magoamos aqueles que estão ao nosso redor?

Nunca temos como saber o que realmente se passa com o outro, e só podemos ter consciência da pequena parcela em que participamos da vida do mesmo. Não temos como saber o caos diário que ele vive, ou a dor que ele carrega, mas podemos notar os sinais. Todos podem se sentir como uma Hannah em alguns momentos, mas já parou para pensar que em diversos outros podemos ser um dos porquês?

netflix-13-reasons-why-2943[1]

Pense, já houve um momento que você deixou algum amigo de lado? Já criou ou compartilhou algum boato? Antes de tomar uma atitude, pensou como esta poderia afetar aqueles a sua volta? Alguma vez você viu uma atitude errada sendo cometida e se calou? Já praticou bullying com alguém? Você já assediou alguém? Você já agrediu alguém, seja com palavras ou ações físicas?  Não importa se foi por medo, por ser fraco de mais, não precisa se justificar, ninguém irá lhe julgar agora, só pense. Se em algum momento a sua resposta foi sim, sinto muito, mas você é um dos porquês de alguém.

Os treze porquês, é uma serie longa e muito difícil, o espectador é inserido ao mundo de Hannah, vivencia toda sua dor de modo que está quase se torna palpável, alguns episódios precisaram de alertas antes de iniciados devido ao seu conteúdo forte. Vamos questionar e sofrer com as atitudes de Hannah, com a dor de seus pais e de Clay, com a ignorância e falta de apatia das pessoas. Queremos saber como o suicídio e o conteúdo daquelas fitas vai mudar a vida de todos e vamos sofrer ainda mais, quando descobrirmos que nem todos irão mudar, aquilo é quem eles são.

As atuações deste elenco jovem e com pouca experiência irão surpreender a todos, com grande destaque a Dylan Minnette (Clay) e Katherine Langford (Hannah), devido a evolução de seus personagens ao decorrer da história. Dando uma opinião muito pessoal, minha cena favorita é conta certeza o momento em que Clay acaba sua fita, quando ele percebe a razão de ser um dos porquês, como ele reflete como poderia ter mudado tudo, mas foi lento demais para fazê-lo. Então aqui vai uma das grandes lições da série: Ame hoje, demonstre hoje, amanhã pode ser tarde demais.

Apesar de tudo, ainda estou aguardando um especial. Faltaram dar um desfecho a alguns pontos, mas talvez está seja a intenção, deixar a cargo do expectador imaginar o que vai acontecer com eles. O que eu espero é que o máximo de pessoas tenha aprendido a lição com aquilo, que Hannah esteja feliz e que mais ninguém tenha que passar pelo que ela passou.

 

O que achou?

Comentários

About Eduarda Marinho

Eduarda Marinho
Host Geek. 2014.