Resenha | Os Filhos de Anansi

“Histórias são como teias, conectadas fio a fio, e cada uma segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoa é um fio da história.” Charles Nancy nunca teve uma boa relação com o seu pai. Durante toda sua infância, e por boa parte da sua adolescência, ele foi constrangido de todos os …

Review Overview

Nota Geral

5,0

User Rating: Be the first one !
100

“Histórias são como teias, conectadas fio a fio, e cada uma segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoa é um fio da história.”

Charles Nancy nunca teve uma boa relação com o seu pai. Durante toda sua infância, e por boa parte da sua adolescência, ele foi constrangido de todos os jeitos imagináveis. Como da vez em que seu pai inventou que todas as crianças iam vestidas do seu presidente favorito para a escola, ou quando o pai lhe colocou o apelido de Fat Charlie (apelido esse que o acompanhou pelo resto da vida), não surpreende que Charlie queira ao máximo se manter distante da figura charmosa e bastante constrangedora do pai.

91pzM607HnL
Anos depois, e um oceano de distancia, Fat Charlie e sua noiva, Rose, entram em uma discussão se devem ou não convidar o pai do rapaz para seu casamento. Após perder o conflito e bastante constrangido com a situação, Charlie liga para a Sra. Higgle, uma antiga vizinha do seu tempo de infância e a única que parece saber o paradeiro atual do seu pai, apenas para descobrir que seu pai acabou de falecer.

Fat Charlie tinha uma noiva linda, um emprego estável em uma agencia de contabilidades e uma vida bastante calma com um casamento a vista, o que poderia dar errado? Não tem como seu pai lhe constranger do além tumulo. Mas depois do embaraçoso funeral, Fat Charlie descobre informações que vão transforma sua vida em algo um pouco mais interessante… e perigosa.
Como o fato de ter um irmão do qual ele nunca ouviu falar antes, e de ser filho de um deus. Mas não um deus qualquer, ele e seu irmão são filhos de Anansi, o deus-aranha da mitologia africana, cujo irmão herdou toda a genética divina. E não custa nada falar com seu irmão desconhecido, não é mesmo? Mesmo que para isso deva sussurrar um pedido a uma aranha.

filhosdeanansibn

Que Neil Gaiman é genial ninguém tem duvidas, mas é surpreendente o quão divertido e.. constrangedor é esse livro. Os Filhos de Anansi é basicamente a historia de dois irmãos: um com uma vida pacata e bastante mundana e outro com poderes divinos e extremamente festeiro. Dois mundos opostos que quando colidem transformam-se de vez. Gailman tem um dom para contar historias, e com esse livro não podia ser diferente. É extremamente prazeroso ler a mistura mística e cotidiana atrás das palavras certeiras do autor e seu dom fantástico em misturar os mundos.

A narrativa primorosa apresenta varias alusões a clássicos da literatura, como A Metamorfose e Macbeth, mas, para aqueles que esperam uma continuação de Deuses Americanos nesse livro podem tirar seu cavalinho da chuva. Embora se passem no mesmo universo e tenham Anansi em seu leque de personagens, Os Filhos de Anansi tem uma trama mais leve e divertida, mesmo que sua trama possuía assassinato, prisões, pássaros assassinos,  limões e deuses vingativos. O livro apresenta vários contos da mitologia africana, que recheiam ainda mais o universo criado por Gailman e sua ampla teia de personagens.

web-750x400
É engraçado analisar como o banal e o divino podem se misturar e como o caos resultando pode ser fantástico. O texto é extremamente divertido e bem construído e nos mostra o poder nas linhas e teias que Gailman tece ao nosso redor. Também é engraçado observar a construção e desconstrução dos personagens que Neil nos apresenta, seus opostos e seus dilemas. Fat Charlie quer recuperar sua vida pacata e voltar a seu mundinho onde seu maior problema é lidar com a sogra ranzinza e seu costume de sempre conseguir fazer algo constrangedor enquanto seu irmão, Spider, é tudo que alguém queria ser. Espontâneo, despreocupado, boa-pinta e repleto de uma confiança de dar inveja. Ele costuma ter tudo o que quer, na hora que quer e do jeito que quer. Afinal, ele é um semideus e não deve se preocupar com problemas mundanos. Os personagens secundários também têm sua própria trama e seus próprios desejos, sejam eles nefastos ou não, e todos ajudam ainda mais a transformar a historia em algo palpável e humano.

913Cr0o5XoL
A edição da Intrínseca vem repleta de extras e nos ajuda ainda mais a aprofundar na obra. A arte gráfica do livro é surpreendente, nos chama a atenção, as cores escolhidas (vermelho, dourado e branco) ajudam a construir uma capa belíssima e bem trabalhada. As paginas amareladas e as fontes tipográficas são um descanso para os olhos.

Acima de tudo, Os Filhos de Anansi é um livro sobre a família. Sobre o quão complicado eles podem ser. E não importa que seja desajustada ou constrangedora, o que importa é o quão importante ela é na sua formação e o quanto você pode descobrir sobre si mesmo se observa seus parentes. Afinal, toda família tem uma ovelha negra, e às vezes essa ovelha é você.

 

“O mais importante sobre as canções é que elas são como as histórias: não valem droga nenhuma, a menos que alguém as escute.”

Ficha Técnica do Livro

Ficha Técnica do Livro

OS_FILHOS_DE_ANANSI__14268832072304SK1426883207B[1] Série Não Há
Nome  Os Filhos de Anansi
Autor  Neil Gaiman
Editora  Intrínseca
Skoob

O que achou?

Comentários

About Phael Pablo

Phael Pablo
Quem sou eu? Uma ótima pergunta que poucos sabem responder. Aquariano, Publicitário, você sempre pode me encontra com um bom livro na mão (quando não estiver ocupado debatendo sobre algo). Talvez um pouco complicado mas ótimo no que faço
Host Geek. 2014.