Resenha | Donnie Darko

Você ainda não viu esse filme. Mesmo que seja fã de carteirinha, e já tenha assistido a “Donnie Darko” mais de uma vez – ou dez, ou quinze, quem está contando? Pois a versão que a DarkSide Books lançou é inédita. Pela primeira vez no Brasil, você poderá entrar de cabeça no universo paralelo de …

Review Overview

Nota Geral

5,0

User Rating: Be the first one !
100

Você ainda não viu esse filme. Mesmo que seja fã de carteirinha, e já tenha assistido a “Donnie Darko” mais de uma vez – ou dez, ou quinze, quem está contando? Pois a versão que a DarkSide Books lançou é inédita. Pela primeira vez no Brasil, você poderá entrar de cabeça no universo paralelo de Frank, Donnie e seu criador. Não se trata de uma adaptação do longa-metragem de 2001, e muito menos de um romance que poderia ter inspirado o cineasta Richard Kelly.

4dd1c271bbbce70bb9ea79eed42c5dbf

Não existem duvidas quanto ao quanto este filme é importante, numa época em que as tramas exigiam coisas óbvias surge Donnie Darko, nosso garoto problema e seu amigo coelho de 1,80. Neste livro veremos muitas coisas interessantes, começando pelo préfacio de Jake Gyllenhaal; uma entrevista com o roteirista e diretor do filme, Richard Kelly, e claro, o famoso roteiro desta obra-prima.

Com uma capa extraordinária, onde o melhor garoto/coelho chama atenção de quem quer que esteja passando pela livraria, Frank, nosso arauto que profetiza o fim do mundo, aparece em destaque num fundo preto e branco listrado bem hipnótico, um avião que dá ideia de estar caindo e a parte de trás que parece derreter. Contando ainda com a marca registrada da DarkSide Books com a edição em capa dura, uma fitinha anexada para marcar a página e um marcador de avião, preciso falar mais alguma coisa?

a446b0e358dad20d3adad2d69e0f849e

Agora o préfacio, o que posso dizer além de que Jake parece falar como Donnie, contando um pouco de sua experiência e divagando sobre algumas coisas a cerca do que vai se seguir neste livro, ou se preferir, do que aconteceu no filme e um pouco da sua repercussão, afinal numa época em que os filmes entregavam coisas óbvias, Donnie acabou deixando muita gente confusa.

Em seguida temos a entrevista com Richard Kelly, onde ele conta de sua família, suas inspirações em escritores, seu amor por Spielberg, como descobriu o que queria fazer, a faculdade, e claro, como foi trazer Donnie Darko para a luz. Existiram muitos problemas, após de ter terminado os estudos, veio este roteiro lindo, mas não pense que foi simples para ele mostra para nos este filme que conhecemos.

00569c9414cc3f18649e437fe283b879

Também vemos algumas curiosidades interessantes, quem ai sabia que o filme todo foi rodado em 28 dias? Tipo de coisas que nos faz pensar em teorias mais loucas ainda. Richard ainda admite que existem coisas dele em Donnie e vice versa, algumas conversas do filme aconteceram de algum modo na vida dele, como aquela da cena do jantar em família logo no começo.

Ao chegar no roteiro é perceptível o seguinte, o livro é o filme. Existem pequenas diferenças, mas você pode sequer perceber, em algumas partes podem até parecer mais completas, e garanto que certos personagens continuaram sendo odiados por todos, talvez até mais por quando ler estar mais na cara o que acontece. Recomendo também para quem é fã de cinema e quer saber mais sobre como são as coisas, ler um roteiro é algo bem excitante, ainda mais para quem deseja seguir careira nesta área.

aba9d296084b5734c0ce2c050c9ed81b

E pode até deixar sua teoria mais completa, pois no fim ainda conta com A Filosofia da Viagem no Tempo de Roberta Sparrow, ou como muita gente conhece, a Vovó Morte. Afinal, existem pessoas que ainda não conhecem a existência destes pequenos capítulos que podem te dar uma pista (ou te deixar ainda mais confuso), do que aconteceu aos habitantes de Middlessex. No fim, o livro Donnie Darko acaba sendo uma leitura rápida, sendo devorado numa noite só, ver esta história de uma nova perspectiva é algo extremamente estimulante.

 

Ficha Técnica do Livro

Ficha Técnica do Livro

DONNIE_DARKO_1458318704572562SK1458318704B[1] Série Não Há
Nome  Donnie Darko
Autor  Richard Kelly
Editora  Darkside
Skoob

O que achou?

Comentários

About Lilith Maranhão

Lilith Maranhão
Do signo de Touro, viciada em vampiros, escritora(e devoradora) de fanfic, vitima usual de Queerbaiting, atualmente com séries desatualizadas, trágico...
Host Geek. 2014.