Resenha | A Mais Bela de Todas: A História da Rainha Má

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” Todos conhecem a história da doce e amável Branca de Neve, com seus lábios rubros como a rosa, cabelos negros como o ébano e pele branca como a neve, destinada a ser perseguida pela inveja indomável e ódio de sua cruel madrasta; a Rainha Má. …

Review Overview

Nota Geral

4,0

User Rating: Be the first one !
80

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”

Todos conhecem a história da doce e amável Branca de Neve, com seus lábios rubros como a rosa, cabelos negros como o ébano e pele branca como a neve, destinada a ser perseguida pela inveja indomável e ódio de sua cruel madrasta; a Rainha Má. Mas todos sabemos que toda historia tem dois lados, e esta na hora de conhecermos a outra parte deste conto.

Será que conhecemos a origem da Rainha Má? O que teria transformado sua alma em um ser tao cruel e sem coração, capaz de persegui a sua ingenua enteada para conseguir o titulo de mais bela de todas? Qual a real história por trás do seu olhar frio e impenetrável e sua paixão por espelhos? Quais acontecimentos poderiam ter transformado sua alma na terrível vilã que conhecemos?

Narrado em terceira pessoa, A mais bela de todas reconta o passado de uma das mais icônicas vilãs da historia do cinema, desconstruindo toda a visão e remoldando o que achávamos conhecer sobre a Rainha Má, primeira vilã da Disney, e iniciando uma saga fantástica sobre o que ha por trás de um vilão de conto de fadas. Afinal, ninguém é inteiramente mal, não é?

download

A saga Vilões Disney tenta dar um novo sentido aos contos que achamos conhecer, reconstruindo consagradas histórias e demostrando outro ponto de vista. Serena Valentino tem um dom incontestável, ela consegue, com uma maestria sublime pegar esse pesado fardo, de nos mostrar um novo angulo das história que já amamos e construir um novo universo palpável e surpreendente, sem mudar a essência do conto em si.

No primeiro volume da saga conhecemos um pouco sobre o passado da Rainha, sua origem humilde como filha do Artesão de Espelhos, sua paixão e seu casamento com o Rei e, pasmem, seu amor maternal por Branca de Neve. Exploramos o outro lado da moeda, seus medos e aflições, as marcas de sua alma, sua dor e, por fim, a sua intensa vaidade e sua busca por aceitação que passa a corrompe-la. O que poderia ter transformar uma alma tão bela e bondosa em uma bruxa invejosa e vaidosa? Como seu amor por Branca de Neve se transformou nesse ódio tao intenso? Quando o caminho da nobre rainha entrou em um inerente declínio?

Temos um vislumbre da infância de Branca de Neve, seu amoroso pai e sua idolatria pela bela rainha. Temos conhecimento de um leque maravilhoso de personagens originais, que ajudam a construir uma base solida pra história. Vários elementos do conto tem uma explicação no livro; a maçã vermelha, o escravo no espelho e a famosa caixa com um coração apunhalado. Algumas partes do livro parecem ser retiradas diretamente do longa animado, encantando os fãs.

a mais bela de todas livro

Algumas brincadeiras com o linha também são exploradas, como a duvida pela sanidade de Branca por falar com animais e por que a Rainha esconde seus cabelos com um véu.
Citações a outros filmes famosos da Disney ajudam a tecer uma ligação magnífica, como o conto de Malévola (embora não citem seu nome) e como a falta de amor tirou qualquer chance de aceitação.

A subtrama da obra é magnifica e desperta a curiosidade sobre sua sequência, embora pareçam acontecimentos isolados todos se interligam e constroem uma forte teia através das eras e do mundo magico mostrado por Wall Disney.

A obra chega em solo brasileiro através da Universo dos Livros, que fez um trabalho primoroso com a obra. A capa instigante revela as duas faces da Rainha; a nobre fria e a bruxa cruel que é capaz de tudo para obter seu objetivo. A fonte escolhida facilita ainda mais a leitura leve da obra, agradando ao leitor. As folhas amareladas e os capítulos curtos fazem a história tao confortável que mal notamos o passar de paginas. O único problema foi o uso indivíduo de imagens no inicio dos capítulos, que causam um desconforto e estranheza aqueles que lêem.

EvilQueen[1]
Repleto de amor e perda, A mais bela de todas nos transporta de volta ao conto magico de Branca de Neve e desperta um sentimento que ninguém ousaria imaginar; empatia pela Rainha Má. Mostrando que nem tudo é o que parecer ser e ainda temos muito o que aprender com esse mundo encantado que Póvoa nossos sonhos.

“Às vezes, ela sentia que precisava se olhar no espelho simplesmente para tranquilizar a si mesma de que estava no mundo. Que ela era um ser humano e não apenas uma névoa cinzenta e flutuante assombrando as muralhas do castelo. Sentia-se real e viva quando se olhava no espelho; sentiam se poderosa com sua beleza.”

 

Ficha Técnica do Livro

Ficha Técnica do Livro

A_MAIS_BELA_DE_TODAS_1464007704586067SK1464007704B Série  LIVRO 1 – Vilões Disney
Nome  A Mais Bela de Todas – A História da Rainha Má
Autor  Serena Valentino
Editora  Universo dos Livros
Skoob

O que achou?

Comentários

About Phael Pablo

Phael Pablo
Quem sou eu? Uma ótima pergunta que poucos sabem responder. Aquariano, Publicitário, você sempre pode me encontra com um bom livro na mão (quando não estiver ocupado debatendo sobre algo). Talvez um pouco complicado mas ótimo no que faço
Host Geek. 2014.