Resenha | A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma

“Kate Schechter devia ter prestado atenção aos avisos que o universo tentava lhe dar. No aeroporto de Heathrow, prestes a embarcar para a Noruega, a americana pensa em todos os sinais que lhe diziam para não fazer aquela viagem. Ainda assim, ela não está nem um pouco preparada para a explosão do balcão de check-in, …

Review Overview

Nota Geral

4,5

User Rating: Be the first one !
90

“Kate Schechter devia ter prestado atenção aos avisos que o universo tentava lhe dar. No aeroporto de Heathrow, prestes a embarcar para a Noruega, a americana pensa em todos os sinais que lhe diziam para não fazer aquela viagem. Ainda assim, ela não está nem um pouco preparada para a explosão do balcão de check-in, que destrói parte do terminal. Enquanto isso, no norte de Londres, o detetive Dirk Gently está no fundo do poço: sem dinheiro, vive de bicos como quiromante numa tendinha. Refletindo sobre seu fracasso, ele lembra de repente que, na verdade, tem um cliente e está absurdamente atrasado para o encontro aquela manhã.

Porém, o investigador chega tarde demais. Sentindo-se culpado pela sina do homem, ele resolve mais uma vez fazer uso da interconexão de todas as coisas e vê uma ligação do seu caso com os estranhos eventos no aeroporto.

Abrindo caminho em meio aos elementos mais absurdos, Dirk se depara com uma máquina de refrigerante que aparece nos lugares mais improváveis, uma águia hostil que insiste em atacá-lo, um hospital sinistro para casos exóticos, horóscopos insultuosos e uma calculadora de I Ching. Neste delicioso livro que dá continuação à série de Dirk Gently, o leitor se surpreenderá ao observar como todas as peças do quebra-cabeça se encaixam para formar uma trama genial e hilária.”

Estamos de volta ao mundo do detetive Dirk Gently, seguindo sua agência de investigações holísticas, o leitor fã de Douglas Adams volta a um universo completamente particular e único, coisa que só o autor de ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’ é capaz de oferecer.

A_Longa_Sombria_Hora_Chá_Alma-1078x384[1]

Dirk Gently, o in nato detetive com seus métodos holísticos que consiste em investigar a interconexão elemental das coisas, volta com um novo enigma em suas mãos.

Em A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma, Dirk está mais no vermelho do que nunca, contudo, pode-se dar ao luxo de dizer que ainda tem um único cliente, ou melhor… Tinha, e é por causa desse cliente, agora morto e decapitado, que o nosso holístico investigador tem um mistério complexo ao seu dispor.

Tecnicamente, uma explosão sem precedentes em um aeroporto leva a conexão de Dirk com Kate Schechter, e isso leva a ligações com o cliente morto. A partir daí somos envoltos na personalidade que remete muito ao ‘inspetor bugiganga’ que com esperteza e humor passa por diversas aventuras até chegar à resolução do mistério, e podemos dizer que Douglas Adams nos traz isso com maestria. O melhor de tudo é ver que agora deuses nórdicos estão em crise, o universo Adams mistura mitologia e humor num tom sóbrio e ao mesmo tempo irreal, a confusão disso tudo faz a leitura leve e divertida.

Agencia_Investigacoes_Dirk_Gently_IMPRENSA-horz[1]

Apesar de ser o segundo livro da saga do detetive Dirk Gently temos muito espaços em branco em sua história, pouco se tem ainda sobre o personagem, mesmo que neste segundo volume tenhamos detalhes que não foram apresentados em ‘Agência de Investigações Holísticas’.

A Editora Arqueiro mantém a diagramação que segue em ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’. Pouco se vê de quebra de páginas, a leitura apesar de ter uma linguagem leve e não muito rebuscada torna-se corrida, sem intervalos entre um capítulo e outro, é importante manter o ritmo para não acabar se perdendo.

Para os fãs do trabalho de Douglas Adams, essa série, em específico este livro é importante e faz-se necessário para matar o gostinho que o autor nos permite sentir em toda finalização de livro. Queremos mais sempre. Os elementos ‘impossibilidade’ e ‘improbabilidade’ são ingredientes principais nas receitas de best-seller de Douglas, cada livro uma experiência única e agradável.

E como segundo pensa Dirk: nenhum crime é cometido antes de meio-dia, esta resenha foi escrita até 11h59 da manhã.

 

Ficha Técnica do Livro

Ficha Técnica do Livro

LONGA_E_SOMBRIA_HORA_DO_CHA_DA_1465561122590538SK1465561122B[1] Série  LIVRO 2 – Dirk Gently
Nome  A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma
Autor  Douglas Adams
Editora  Arqueiro
Skoob

O que achou?

Comentários

About Igor Duque

Igor Duque
Autor, apaixonado pela cultura nerd, gamer, e também um potterhead tão doido que fez uma tatuagem. supervisor de críticas na Host Geek 20 anos, recifense e universitário. Um fruto de tudo que me ofereceram, e isso foi apenas o começo.
Host Geek. 2014.