O suco, liquefeito ou batido? Aprenda a diferenciá-los

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de um mínimo de 400 g de frutas e vegetais, mas, muitas vezes, não temos claro se os sumos, batidos ou smoothies podem ser equivalentes.

O primeiro que há que ter claro é que não é o mesmo que um suco de frutas natural, que um comercial, que um shake ou um smoothie de frutas e legumes. São diferentes membros de uma mesma família e cada um tem suas próprias particularidades e benefícios.

Quando falamos de dietas détox ou jejuns à base de liquefeitos depurativos, muitas vezes surgem dúvidas sobre as suas propriedades e benefícios. É especialmente importante aprender a diferenciar entre um smoothie preparado à base de frutas e legumes e um suco feito somente com frutas. Basicamente, porque a contribuição de cada um é muito diferente e os benefícios não são os mesmos.

Suco de frutas

O termo suco ou suco refere-se ao resultado de espremer as partes comestíveis de frutas frescas ou conservadas no frio, sem acrescentar nada mais do que água. Os sumos industriais, por exemplo, costumam conter entre 80% e 90% de água e, em geral, seu teor calórico é de cerca de 50 kcal por cada 100 ml (um copo).

Este tipo de sucos (os industriais) são submetidos a um processo de desaireación primeiro e pasteurização depois, para garantir que mantêm suas propriedades nutritivas e organolépticas ao envasarlos.

Liquefeito de frutas e legumes

Quando falamos de liquefeito estamos nos referindo ao resultado de misturar diferentes ingredientes, como frutas, verduras, legumes, cereais, superalimentos e passar pelo liquidificador até conseguir transformá-los de sólido para líquido. O resultado é um concentrado que praticamente equivale a uma refeição nutritivamente completa.

Se o que queremos é depurar e nutrir nosso organismo, através de uma terapia détox, o recomendável é tomar liquefeitos que combinam frutas, legumes e verduras. Se, além disso, incluem cereais ou súperalimentos, aumentam a sensação de saciedade e aumenta o aporte de vitaminas e antioxidantes.

Estudos como ‘Can pure fruit and vegetable juices protect against cancer and cardiovascular disease too? A review of the evidence‘ demonstram que os efeitos na saúde causados por liquefeitos à base de frutas e legumes são muito semelhantes às que provocam as peças de frutas e legumes frescos. Na mesma linha, o estudo “Fruit and Vegetable Juices and Alzheimer”s Disease: The Kame Project” , conclui-se que este tipo de liquefeitos favorecem o atraso de doenças como o mal de Alzheimer ou a arterosclerosis.

  1. Obtém-se um maior efeito depurativo com os liquefeitos, que incluem legumes, ou seja, o efeito détox é maior. Acima de tudo, se incluímos vegetais como aipo, a cebola, o garanhão ou o pepino.
  2. O conteúdo de açúcares é menor do que se o fizéssemos apenas de frutas, para que possamos incluí-los perfeitamente em uma dieta indicada para a perda de peso.
  3. O que aumenta, pelo contrário, é a variedade de nutrientes. Mas isso não quer dizer que engorden mais os que contêm legumes e frutas, mas que têm um maior conteúdo em vitaminas, o que veremos seu efeito antioxidante até mesmo na nossa pele.
  4. Luciremos uma pele muito mais hidratada e bonita tomando liquefeitos de frutas e legumes que, tomando sucos só à base de frutas.
  5. Nos dão uma maior saciedade, já que o seu conteúdo em fibra é maior. E como podemos conseguir um maior aporte de fibra? Incluindo, em cada liquefeito tanto o suco, como o purê de frutas e de legumes. Ao combinar o suco e o purê de frutas e de legumes, além de obter um líquido com mais corpo e menos aguado, monitoraremos muito melhor o nosso apetite.

Tudo isso não significa que você deve abandonar por completo os sumos de frutas, mas, talvez, você deve reduzir o seu consumo e optar por receitas que combinam mais ingredientes diferentes. Quanto mais variada, mais saudável e mais divertido!

MINHA TERAPIA Saúde e Bem Estar

Compartilhe-o:

Classifique essa matéria