Crítica | Superman contra a Elite (Superman vs. The Elite)

O que aconteceria se os ideais do Escoteiro Azul da DC fossem colocados a prova por um novo grupo de “heróis”? Superman contra a Elite (Superman vs. The Elite) é um longa animado da DC Comics distribuído pela Warner Home Video em 2012. Com a direção de Michael Chang, o filme é uma adaptação da What’s …

Review Overview

Nota Geral

3,5

User Rating: Be the first one !
70

O que aconteceria se os ideais do Escoteiro Azul da DC fossem colocados a prova por um novo grupo de “heróis”?

Superman contra a Elite (Superman vs. The Elite) é um longa animado da DC Comics distribuído pela Warner Home Video em 2012. Com a direção de Michael Chang, o filme é uma adaptação da What’s so Funny about Truth, Justice & the American Way? (Olho por olho? no Brasil) quadrinho este roteirizado por Joe Kelly que também é retorista do filme.

superman-vs-the-elite (1)

Na trama, Manchester Black, líder de um grupo autoproclamado a Elite, observa a luta do Superman contra o vilão Caveira Atômica. Como é de se esperar, Superman vence mas não finaliza o inimigo apesar de todas as mortes causadas. A Elite finalmente para de observar e começa a agir, de inicio ajudando o Superman, mas logo começam a se tornar cada vez mais radicais, espalhando a ideia que essa “segunda” chace para vilões só causa mais vitimas e o melhor é eliminar o mal pela raiz.

superman-vstheelite5

O Kryptoniano logo vê seu ideal cair com a Elite tendo mais e mais seguidores. As coisas começam a esquentar entre os dois lados e um confronto é claramente inevitável. Superman deverá lutar não somente para preservar sua crença do correto, mas também para não sucumbir ao ideal da Elite.

O enredo do filme consegue ser simples e reflexivo, boa parte dos leitores de quadrinhos ao ver as ações dos heróis se perguntam “Por que ele não mata e acaba com isso? O vilão vai voltar de todo jeito e matar mais.”, um assunto tão antigo que dura até hoje (Como muito bem representado nos jogos Injustice). É bom ver toda essa questão mais humana do Escoteiro Azul somada a ação que o filme traz. Nada consegue ser cansativo ou infantilizado ao extremo, tornando o Longa acessível a um amplo publico.

superman-vs-black

Para quem possuí problemas ou pé atrás quando se trata de adaptações de HQs, podem ficar tranquilos. Como se trata do mesmo roteirista tudo permanece fiel, com apenas alguns acréscimos na trama, mas sem modificar os principais momentos e prejudicar a narrativa.

A animação, entretanto, oscila bastante. Ela não segue parecida a HQ que foi adaptada, mudando boa parte do visual dos membros da Elite. Não que isso seja de todo um ruim já que todos estão muito bem desenhados. Em termos de cenas de ação, tudo é bem rápido e dinâmico, mas como foi dito, à oscilações muito altas de traço que prejudicam as cenas.

2401740-superman_mad_3

A dublagem tanto original quanto a brasileira estão ótimas. Claro que aqui o destaque sempre será para o Guilherme Briggs, que torna o Superman tão brando, mas quando irritado é capaz de assustar a todos.

Superman contra a Elite é uma grande aventura do Homem de Aço, trazendo um bom enredo, uma boa questão sobre heróis, animação oscilante e uma dublagem ótima. Certamente merecedor de uma chance para fãs e (ainda) não fãs da DC.

 

O que achou?

Comentários

About Marcílio Santos

Marcílio Santos
Estou apenas fazendo meu trabalho.
Host Geek. 2014.