Crítica | Roubamos Segredos – A História do Wikileaks (We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks)

O WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página, postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas. No documentário conhecemos a evolução da criação de Julian Assange até a grande polêmica que abalou o mundo. Conhecemos o envolvimento de Bradley Manning, …

Review Overview

Nota Geral

5,0

User Rating: Be the first one !
100

O WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página, postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas.

No documentário conhecemos a evolução da criação de Julian Assange até a grande polêmica que abalou o mundo. Conhecemos o envolvimento de Bradley Manning, que revelou diversos segredos obscuros do exército, a vida pessoal de Assange, e as grandes consequências que as mais importantes atividades realizadas pelo site exercem sobre as instituições oficiais.

westealse_f02cor_2013110003[1]

Com depoimentos de envolvidos, divulgações das conversas que Manning teve com o hacker Adrian Lamo, além de cenas das aparições públicas de Julian Assange, o longa vai pouco a pouco mostrando a batalha que esse grupo teve para mostrar sua representatividade e ganhar seu nome, além da explosão que ocorreu quando eles começaram a vazar os segredos do governo americano, toda a represália do governo e todo o apoio que a população deu para esse grupo que nada mais fez do que revelar os segredos.

“Eu ouvia e cantava “telephone”, da lady gaga, e baixava o maior vazamento de dados da história americana.”

Esse é mais um daqueles filmes que cita o seu nome no meio da exibição, e é extremamente persuasivo, visto que mostra não apenas os bastidores do WikiLeaks como contextualiza e desmente várias acusações. Um longa que com toda a certeza merecia ser indicado ao oscar de Melhor Longa Documentário, mas não o pode por ser um longa que critica a um governo, mas chegou a ser indicado ao British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), a segunda premiação mais importante do cinema mundial.

maxresdefault[3]

Esse é o nosso lar, esses somos nós, todo santo e pecador da nossa espécie morou aqui em um grão de poeira suspenso em um raio de sol. Em nossa obscuridade, em toda a sua vastidão não há indício de que virá ajuda de outro lugar para nos salvar de nós mesmos. Depende de nós.

Carl Sagan

 

O que achou?

Comentários

About Icaro Augusto

Icaro Augusto
Cursando Tecnólogia em Design Gráfico no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), livrólatra e cinéfilo, atualmente é sócio-diretor do Host Geek e envolvido com diversos grupos literários pernambucanos. Vive em Recife/PE, tem como meta a área de Game Designer e está sempre ligado no mundo Geek e Otaku.
Host Geek. 2014.