Clube dos 5 | Personagens LGBT da cultura pop

Nesta Semana do Orgulho Gay, temos orgulho também em compartilhar com vocês 5 dos mais importantes personagens LGBTs da Cultura Pop. Se alguns deles são Super-Heróis e lutam pelo bem, você pode muito bem deixar de lado seu preconceito e lutar pela paz e o amor, pois a única vilania que existe é não amar.

Sem mais delongas, confira nossos personagens LGBTs favoritos da Cultura Pop:

5 – Xena, A Princesa Guerreira

lgbt 1

Quem foi pré-adolescente nos anos 90 deve com certeza lembrar da Princesa Guerreira que era imbatível no combate. Interpretada por Lucy Lawless, a personagem se mostrou mais popular que o Hércules da TV, interpretado por Kevin Sorbo, ao demostrar força, liderança e um pouco de humor. Xena tinha, Gabrielle (Renée O’Connor), com quem sempre lutava lado a lado e mantinha uma profunda amizade que muitos especularam ter algo a mais. Em uma entrevista após o término da série, Lucy Lawless declarou que a personagem era “definitivamente” gay, mesmo que nenhum dos roteiristas tenha confirmado isso.

 

4 – Willow Rosenberg (Buffy: A Caça-Vampiros)

lgbt 2

Willow, uma das personagens mais queridas de Buffy: A Caça-Vampiros, foi uma das personagens da TV dos anos 90 que quebraram estereótipos gays que eram constantemente oferecidos aos telespectadores. A relação da bruxa com sua parceira, Tara, tornou-se algo tão natural que o principal foco na personagem é do seu amadurecimento e desenvolvimento ao longo da série, sem nenhuma caricatura ou exagero. A naturalidade que o produtor e roteirista Joss Whedon atribui a Willow fez com que a série tivesse um dos primeiros casais Homossexuais da TV.

 

3 – Estrela Polar

lgbt 3

Um dos maiores marcos para as HQs e para o movimento Nerd LGBT no início da década de 90 foi a revelação do mutante Estrela Polar, que abriu as portas para que outros super-heróis pudessem assumir sua orientação sexual em vez de somente darem dicas. Integrante da equipe canadense da Tropa Alfa junto com a irmã Aurora, Estrela Polar consegue voar, se mover a uma super velocidade, aguentar danos muito pesados e manipular a luz. O personagem tem um temperamento agressivo devido ao preconceito que sofre por ser mutante e homossexual. Estrela Polar também proporcionou um feito extremamente importante para a comunidade NERD LGBT em 2012: o primeiro casamento gay das histórias em quadrinhos.

 

2 – Alvo Dumbledore

lgbt 4

Um dos Bruxos mais poderosos de todos os tempos e diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts não podia deixar de ocupar um dos primeiros lugares da lista. O único feiticeiro temido por Lord Voldemort tem um comportamento engraçado e às vezes amigável, porém nunca foi descrito por J.K. Rowling como homossexual nos livros, apenas após o lançamento de “As Relíquias da Morte“, em 2007. Porém, fica evidente a grande amizade entre o bruxo e Gellert Grindelwald, que havia muito mais além de uma afeição entre amigos. Dumbledore é um dos maiores exemplos de como um personagem nos encanta devido ao seu intelecto e genialidade, sendo a homossexualidade só mais um de seus atributos.

 

1 – Korra

lgbt 5

Em primeiríssimo lugar, destacamos a protagonista de uma das maiores séries animadas da atualidade: Korra de “Avatar: A Lenda de Korra”. A personagem, mestre dos 4 elementos e das artes marciais, teve diversas conquistas, como: ligar o mundo espiritual e o mundo material, impedir dominadores de concretizarem seus planos malignos e trazer democracia para a Terra. Korra serviu de inspiração para muita gente, especialmente para a sua melhor amiga, Asami. À primeira vista, vemos que a relação entre as duas é simplesmente amizade; mas, ao longo da série, percebemos que há muito mais além disso. No final da série, o amor entre Korra e Asami ficou evidente e as duas se tornaram o primeiro casal homossexual de uma animação infanto-juvenil ocidental, fazendo a hastag #Korrasami bombar nas redes sociais.

 

Menção Honrosa: Sailor Netuno & Sailor Urano (Sailor Moon)

tumblr_inline_nrflk0NqJ61t3apm7_500

O cultuado anime Sailor Moon têm diversos personagens LGBT, como: Olho de Peixe, Zoisite e Kunzite e Sailor Star Fighter. Porém, o casal mais famoso da série era formado pelas sailors Netuno (Michiru) e Urano (Haruka). A tradução original do japonês para o inglês de Sailor Moon feita pela DiC tentou apresentar Michiru e Haruka como primas muito afeiçoadas (em resumo, decidiu censurar o fato das Sailors formarem um casal), mas era óbvio que elas estavam em um relacionamento romântico puro, saudável e sem estereótipos.

 

Leia também uma matéria especial que fizemos sobre dois famosos personagens LGBT de “Os Simpsons”, que decidimos não inserir no Clube dos 5 pois queríamos dar espaço para aqueles da qual ainda não escrevemos sobre: Famoso Personagem dos Simpsons Assume Homossexualidade.

O que achou?

Comentários

About Lucas Rigaud

Lucas Rigaud
Estudante de jornalismo, escritor, cosplayer, cospobrer e pseudo fotógrafo. Astronomia, cinema, música das antigas, quadrinhos. Como diria John Lennon: Apenas um pedaço de nada.
Host Geek. 2014.