Análise – Saint Seiya: Soldiers’ Soul [PlayStation 3, PlayStation 4, PC]

Você já sentiu o cosmo? Lançado em Setembro de 2015, Saint Seiya: Soldiers‘ Soul (Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados) se trata do mais recente jogo de luta baseado no manga/anime Saint Seiya. Desenvolvido pela Dimps em parceria com a publicadora Bandai Namco Entertainment, o game se trata de uma versão melhorada do seu antecessor Saint …

Review Overview

Nota Geral

4,0

User Rating: 4.9 ( 1 votes)
80

Você já sentiu o cosmo? Lançado em Setembro de 2015, Saint Seiya: Soldiers‘ Soul (Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados) se trata do mais recente jogo de luta baseado no manga/anime Saint Seiya. Desenvolvido pela Dimps em parceria com a publicadora Bandai Namco Entertainment, o game se trata de uma versão melhorada do seu antecessor Saint Seiya: Brave Soldiers (Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados ) sendo lançado para PS3, PS4 e PC.

A saga de Seiya e os outros

Saint Seiya: Soldiers' Soul_20151020134755

A batalha das Doze Casas é onde o game se inicia. Mas antes é preciso entender algumas coisas

O enredo do game é basicamente uma copia fiel da de tudo que acontece na obra em que se baseia, com exceção dos eventos iniciais anteriores a Batalha das Doze Casas. Pra quem nunca ouviu falar nada da historia, aqui vai um resumo mega, mas mega espremido. Vamos lá?

Saint Seiya, ou como ficou aqui no Brasil: Os Cavaleiros do Zodiaco, é um manga criado pela mente de Masami Kurumada em janeiro de 1986 e acabou explodindo na década de 90 em nossa terra pela falecida rede manchete. O manga se agarra firmemente na mitologia grega, onde segundo as lendas de tempos em tempos jovens com imenso poder e coragem surgem como cavaleiros trajados por suas armaduras pronto para proteger a reencarnação da Deusa Atena, deusa da sabedoria e protetora da terra.

52613755-saint-seiya-wallpaper

Uma vez a cada 200 anos, jovens de grande poder e coragem surgem para proteger Atena

Ao final do século XX, um grupo de órfãos são selecionados para serem mandados pelo mundo com a missão de conseguirem suas armaduras, que são a prova que se tornaram um cavaleiro, e retornarem ao Japão. 100 jovens foram escolhidos pelo Milionário Mitsumasa Kido e após longos 6 anos de treino, apenas 10 conseguiram sucesso. Um deles foi Seiya, cavaleiro de Bronze da constelação de Pégasos, que foi treinar na Grécia, onde fica o berço dos cavaleiros, O Santuário de Atena.

Seiya retorna com sua armadura esperando reencontrar sua irmã desaparecida Seika, já que Kido prometeu juntar os dois em troca de tal feito. Infelizmente Mitsumasa faleceu e sua neta Saori Kido é a nova dona de sua corporação. Saori promete a Seiya encontrar sua irmã se este participar do Torneio Galáctico, que reúne os 10 cavaleiros de bronze para lutarem entre si pelo premio máximo, A Armadura de Ouro de Sagitário.

saint-seiya

Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki são os protagonistas dessa geração

E é então que somos apresentados ao grupo principal da trama, formado por Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, esse ultimo que acaba sendo um vilão de curto prazo que rouba parte da armadura de ouro e desafia os outros quatro para um duelo contra ele e seus capangas pelo resto da armadura. Ao final desse conflito, Ikki acaba sendo convertido para o lado do bem, e junto a trupe enfrenta os Cavaleiros de Prata, esses que são superiores aos de bronze e foram enviados pelo Santuário para matar Seiya e os outros, Levar a armadura dourada e capturar/matar Saori.

Mais tarde o grupo descobre que a razão por traz da ordem de captura/morte de Saori é porque a mesma é a reencarnação de Atena, que surge na terra a cada 200 anos quando o mundo mais precisa.  A bronca toda é que o Mestre do santuário tentou assassina-la quando ela era um bebe, mas o cavaleiro de Ouro de Sagitário, Aioros, conseguiu fugir com a pequena deusa e antes de morrer confiou tanto ela como sua armadura a Mitsumasa Kido.

saint_seiya_belfry_by_biggreenpepper-d58deer

Quando as doze chamas se apagarem, a vida de Atena chegará ao fim

Seiya e os outros, após derrotarem os cavaleiros de prata, aceitam proteger Atena e levar essa guerra até o santuário. Chegando no local, Atena é atingida por uma flecha de ouro, disparada por um cavaleiro de prata. Antes de morrer, o guerreiro de prata diz que a única maneira de salvar Atena é chegando até o Grande Mestre, mas para isso Seiya e Cia (perdão o trocadilho) tem que passar pelas 12 Casas guardadas pelos cavaleiros  mais fortes, Os Cavaleiros de Ouro, em menos de doze horas. E é aqui que esse jogo se inicia.

Todo enredo é bastante fiel alternando entre as versões de anime e manga – que preciso dizer que tem algumas diferenças entre essas duas versões – mudando apenas detalhes para se encaixarem na gameplay. As 3 sagas originais obra sendo elas Santuário, Poseidon e Hades estão presentes como o jogo anterior, a diferença é que a saga exclusiva do anime, Asgard (Uma saga filler entre as sagas Santuário e Poseidon), foi adicionada.

Eleve-se meu cosmo. Vamos ao combate

20170106115017_1

Cada saga pode ser escolhida aleatoriamente

O modo campanha do jogo aborda as 4 sagas citadas em forma de capítulos, podendo serem jogados em ordem aleatória. Cada capitulo contem uma cutscene que sempre é iniciada quando é selecionado, como se fosse um preview de episodio. Os capítulos são divididos em partes, que são completadas de maneira linear e cada uma possui uma cutscene própria com o narrador dos episódios originais e tudo. Ao completar o capitulo inteiro vários personagens e itens são desbloqueados, além disso.

20170106115059_1

Cada capítulo possui um numero de episódios, cada um com sua cutscene e desafios a serem cumpridos

O tempo de campanha dura em torno de 4 a 5 horas com as cutscenes. Esse tempo aumenta em 1 ou 2 horas caso queira o 100%, que é alcançado quando se tem ranque S em todas lutas do capitulo e realizando os desafios propostos em cada parte. Os Ranques de batalhas são dado ao final das mesmas, variando de D até S, dependendo do tempo que a luta durou e quantos golpes e dano foram recebidos. Ranques maiores dão mais moedas do jogo, que são usadas em itens presentes na aba Coleção do menu principal.

ccf0cebd180c512e9f9a8afb0d435d6d23280b8a-1105570

A sequência de ataques aéreos foi bastante explorada nesse novo jogo

O sistema de combate é simples, sendo fácil aprender e utilizar os combos do personagem. Além da função básica de correr, se esquivar e pular, foi acrescentado sequencias de ataques aéreos em relação ao jogo anterior. Os ataques se dividem em fortes e fracos, podendo ser usados como ataques explosivos e especiais dependendo da situação. Para fazer esses dois últimos tipos de ataques é necessário apertar o gatilho do controle – sendo o esquerdo para ataques explosivos  e o direito para especiais – mais o botão de ataque forte ou fraco, gerando assim 4 combinações.

20170106114515_1

Ao elevar o cosmo o personagem faz sua pose clássica da obra e a barra azul se enche. A barra dourada do Sétimo Sentido é preenchida também, só que de maneira mais lenta

Esses ataques conjuntos consomem o Cosmo, que é a fonte de poder dos cavaleiros e é representado por uma barra azul no canto inferior direito ou esquerdo. O cosmo se eleva apertando apenas o gatilho esquerdo, recebendo ou dando golpes e ainda pode ser usados para lançar ataques de fóton – um soco de energia – para uma ataque a distancia. Em conjunto ao Cosmo temos a barra de Sétimo Sentido, que é representado por uma barra amarela ao lado da azul.

20170106114530_1

Ao explodir o Sétimo Sentido o cenário muda, a barra dourada começa a gastar e a azul se enche por completo

Essa barra enche de maneira igual ao do Cosmo e quando atinge o máximo é possível liberar o Sétimo Sentido apertando o analógico direito, isso aumenta bastante o dano e de quebra é possível usar um ataque Big Bang. Esse golpe especial é usado com a junção do gatilho direito mais o botão do ataque fóton, ao utilizar essa técnica toda barra de Sétimo Sentido vai se esgotar e caso acerte o alvo uma animação do ataque vai ocorrer, causando no final um grande dano ao adversário.

seiya_vs_aiolia_4_1428682743

Uma esfera branca é formada ao defender um golpe. Ela vai mudando para cor vermelha até explodir e seu personagem ficar indefeso

Como já é de costume em games de luta, temos um botão defensivo que se apertado em conjunto com o botão de ataque fraco faz um arremesso. Como o arremesso é “lento”, tudo isso é compensado com a quebra de defesa, que é uma punição dada a quem só fica se defendendo e não ataca. Ao defender um ataque uma esfera branca de impacto é formada, que quanto mais ataques levar vai ficando de cor vermelha até explodir e seu personagem ficar indefeso por 2 segundos.

A magia aqui é que tem outro jeito de escapar do dano do adversário. Em Cavaleiros do Zodíaco, ao “queimar” seus cosmos, os guerreiros se movem em velocidades extremas, podendo se equiparar a velocidade da luz. Pois é amigão, caso sua defesa quebre e esteja levando aquela sova, basta pressionar um botão para sair da área de dano e ir para trás do adversário. É logico que pra ser fiel ao que foi citado, sua barrde cosmo é “queimada” no processo. Esse movimento rápido também pode ser usado de maneira ofensiva, apertando o gatilho da esquerda e o botão de pulo, lançando seu personagem até onde o inimigo está.

20170106114323_1

São 72 personagens, é muito ou quer mais?

O game possui uma quantidade grande de personagens, sendo no total 72 lutadores. Além disso, a maioria deles possuem mais de uma peça de roupa, podendo algumas delas mudar seus ataques especiais. Cada personagem possui vários combos únicos e ataques Big Bang de tirar o folego de tão variados e empolgantes, sendo numa media de mais de 100 deles. Os cenários são amplos e possuem grau baixo de destruição sendo 40 ao todo, a parte divertida é poder jogar seus inimigos no final para fora da Arena.

20170106114258_1

São vários modos de luta para se divertir contra a máquina ou amigos

As batalhas possuem um numero variado de modos sendo os 3 principais: O modo Versus, Sobrevivência e Guerra Galáctica. O modo Versus é o mais simples, mas que se divide em subcategorias bem interessantes que são: Partida Normal; Três Nocautes onde perde aquele que cair três vezes; Primeiro a Atacar, onde acertou primeiro vence; Sétimo Sentido onde essa barra é ilimitada; Sem Defesa; Medidor de PV oculto; Penalidade de Nocaute onde seu cosmo zera ao cair; E Frases de Ajuda onde se pode usar esse recurso.

20170106114213_1

Sobreviva a todas a lutas e cumpra seus desafios para maiores recompensas e recuperar seu PV

O modo Sobrevivência se baseia em você enfrentar um serie de inimigos em sequencia sem perder. Seu PV, os Pontos de Vida, serão mantidos de uma batalha para outra e só serão aumentados caso se cumpra alguma exigência da luta (vencer em tantos segundos, derrubar o oponente 3 vezes, etc). São 6 tipos de dificuldades divididas em classes, quanto maior for essa classe, mais oponentes serão enfrentados e mais difíceis eles serão.

20161224075916_1

Uma batalha feita em chaves, quem será o grande vencedor?

A Guerra Galáctica é bastante inspirada com a que realmente ocorre na obra. Nela são partidas versus divididas por chaves, podendo ser jogada por 8 jogadores de maneira online ou offline. Caso queira lutar contra a maquina, temos 5 tipos de torneio, cada um sendo debloqueado ao termino do antecessor e, logico, sendo mais difícil também. Cada torneio tem 10 batalhas para serem completadas, cada uma carregando uma subcategoria do modo versus. Um detalhe interessante é que o comentarista está presente e ele tem a mesma dublagem da serie nas duas versões e fala tudo que acontece e ainda pontua as potencias dos golpes em KW (igual no anime e manga).

Visto tudo que já foi citado acima, as batalhas são bem divertidas. Graças a atenção aos detalhes e significado das ações, os combates são de encher os olhos de qualquer fã da obra. Os golpes são variados e equilibrados e a maneira que os personagens se mexem para executa-los ou elevar o cosmo é pura nostalgia. Outro detalhe, não tão importante mas ainda legal, é que eles se atentaram muito ao tamanho dos personagens que acabam ficando com proporções idênticas a obra (quem jogou de Thor vai entender o que estou falando).

20170106114651_1

Em sua coleção é possível comprar itens e rever tudo que você conquistou

Como já citado, ao final de cada luta você ganha moedas, que podem ser usadas na loja que fica na aba de Coleção do jogo. Nessa aba é possível ver todas as cutscenes, os ataques Big Bangs, modelos de personagens, trilhas sonoras e suas estatísticas no game. Na loja podemos comprar trajes, frases de ajuda,  modelo de personagens, cenários e trilha sonora.

20170106123122_1

Parece interessante, mas é vazio

Ainda tem o modo online, mas não adianta falar muito sobre ele. Isso é porque é muito difícil encontrar jogadores, principalmente na versão PC, pra duelar pela rede. Uma pena, já que o jogo te recompensa com títulos que são ganhos tanto na campanha, como ao atingir ranque S em todos personagens e nos modos de batalhas. Os títulos servem pra enfeitar sua conta online e deixar tudo mais divertido.

Apesar de tudo, o modo Online não foi a maior problemática do jogo. O que o fez cair nas criticas e infelizmente vou concordar, é que ele é apenas seu anterior melhorado. Tudo bem, é muito empolgante ver ele com a dublagem brasileira, coisa que o antigo não tinha, mas para os outros países isso é um tanto faz realmente. Acaba sendo mais do anterior e menos que um jogo novo.

Os 12 guerreiros mais poderosos

gold_saint_and_athena

Os doze dourados voltaram em uma animação de 2015. Agora eles ressurgem neste game

Agora, uma novidade muito legal é as Batalhas de Ouro. Explicando de maneira rápida, em 2015 foi lançado uma anime Spin-off chamado Saint Seiya: Souls of God que trouxe os Cavaleiros de Ouro como protagonistas, sendo o principal deles o Aioria de Leão. Pois bem, aqui não temos um modo historia, mas sim uma sequencia de 3 batalhas para cada um dos 12 dourados com uma extra caso consiga ranque S em todas as 3.

20170106114710_1

Cada dourado possui uma nova armadura e mais 3 batalhas extras

Cada batalha possui uma animação própria envolvendo encontros aleatórios que não tem nenhuma relação com o anime. O extra disso tudo é que os Cavaleiros de Ouro agora usam Armaduras de Ouro Divinas, que é uma adição do novo anime. Para enfrentar essa lutas é preciso acender a chama do relógio de fogo das Doze Casas (mesmo relógio que dizia as 12 horas que Seiya e turminha tinham para salvar Atena na serie clássica) e para isso temos o item da tocha, que pode ser comprada na loja ou ganha no modo historia.

20170106114741_1

O segundo modo é desbloqueado quando se completa o primeiro. Aqui a luta é por Frases de Ajuda

Ao completar todas as batalhas principais um novo relógio surge. Nesse teremos batalhas com frases de ajuda por mais Frases de Ajuda (calma que eu explico). Frases de ajuda são itens que dão algum bônus ao nosso personagem e são adquiridas inicialmente pelo modo campanha ou comprando na loja. Existem níveis de frases de ajuda, que dão bônus melhores mas que requerem mais espaço para serem usadas. Cada personagem tem apenas 3 espaços para frases que podem aumentar até 8 com itens. Esse modo é extremamente divertido e da uma vida mais longa ao jogo.

O brilho mais intenso. O som mais rápido

20161224060058_1

As animações dos golpes Big Bang são detalhadas e incríveis

Em questão de gráficos o game é bonito. As versões de PS4 e PC se diferem pouco da de PS3, mudando apenas  a resolução de 720p (PS3) para 1080p. O estranho é que mesmo jogando em 4K nos PCs o game ainda mantem serrilhados de sombras. As armaduras refletem muito bem tendo uma dinâmica razoável com a iluminação do local.

A física mal da pra ser avaliada, porque sabe né? Pessoas na velocidade da luz, golpes destrutivos e etc. Mas a movimentação é bem fluida e dinâmica em combate. A câmera também acaba ajudando, funcionando como os jogos mais recentes do Naruto com o foco fixo posicionada no meio do personagem e vai acompanhando a batalha.

yoga-po-de-diamante

Em um mundo onde golpes são na velocidade da luz, não esperem uma análise física profunda

A grande problemática da animação é entre as cutscenes. Os personagens são travados, sem expressão e seus movimentos são de robóticos pra super-estáticos. Isso acaba trazendo um grave problema de dublagem. Uma coisa que o game traz pros fãs é a dublagem 100% em português com grande parte do elenco original da Dubrasil (estudio atual que cuida das dublagens do anime) isso acaba empolgando muito pois tudo é dublado seja o menu, frases de ajuda e até a aba de estatística do jogo.

20170106114916_1

As cutscenes são paradas e acabam prejudicando a dublagem

Como foi dito a animação das cutscenes são travadas, então não é passada uma emoção da cena e algumas falas ou tem pausas nada haver, ou conseguem ser ditas mais rápidas que a velocidade do som. Agora se tratando dos ataques Big Bang as animações são incríveis, misturando muito bem 3D e animação 2D, além de ter uma expressão facial convincente e bem dublada. Não entendam mal, a dublagem é ótima seja japonesa ou brasileira, só nas cutscenes que tudo trava mesmo.

Agora a parte sonora é um pouco diferentes. Não temos as trilhas super-nostálgicas da serie clássica e muito menos suas musicas. Mas a trilha feita para o jogo é boa, mas só. Uma ou outra batida é que vai te empolgar. Já o som dos golpes e efeitos do jogos são fielmente tratados em relação a obra em que foi baseado.

Você já sentiu o cosmo?

20170106123215_1

“Queime meu cosmo. Meteoro de Pégasos”

Saint Seiya: Soldiers‘ Soul melhora vários aspectos do jogo anterior, mas se mantem mais no mesmo. É um banho de nostálgico para os fãs brasileiros e certamente algo obrigatório para os mesmos, principalmente se não possuem o jogo anterior. Tem seus problemas de animação mas que é compensado tudo em seus combates que respondem bem e são fluidos. Uma historia que já se repete em todos os outros jogos da obra, mas com modos de batalhas bem divertidos e interessantes.

Para jogadores de games de luta não fãs vai depender muito do que foi lido aqui e se vão querer se arriscar para defender Atena. É um game Fan service que para os outros pode apenas entreter por pouco tempo e para quem já tem o anterior e não gostou, pouco provável que goste desse.

 

“Eleve-se mais uma vez meu Cosmo”

O que achou?

Comentários

About Marcílio Santos

Marcílio Santos
Estou apenas fazendo meu trabalho.
Host Geek. 2014.